Musées de Franche Comté

À propósito

Os museus da Franche-Comté inovam graças à ajuda do Ministério da Cultura e do Conselho regional de Franche-Comté!
Eles oferecem de baixar no seu SmartPhone ou no seu leitor de MP3, comentários que você poderá escutar ao longo da sua visita pelo museu : visitas temáticas que vão permitir aprofundar sua descoberta sobre aspectos precisos, visita para os adolescentes, escuta de instrumentos musicais expostos e várias outras coisas.
Se não dispõe de esse tipo de dispositivo de escuta? Leitores MP3 carregados com os arquivos de áudio estão à disposicão na recepção dos museus participantes !

Os museus de Franche-Comté na era da informática
Oito museus da Franche-Comté associaram os seus meios e as suas idéias para evoluir a utilização dos telefones celulares nos espaços de exposição. Uma dupla constatação é a origem desse projeto : o uso habitual dos telefones é, em geral, deplorado dentro dos museus e qualificado de perturbador pelos visitantes que preferem apreciar as coleções sem se encontrar no meio da vida privada ou professional de pessoas que comunicam à vontade nesses locais públicos. É por isso que o uso de telefones é maioritariamente proibido nesses locais. A idéia dos conservadores dos museus de Franche-Comté foi modificar a utilização e, no lugar de impedir, de incentivar novas práticas de telefonia dentro do museu. Assim, são propostos aos usuários de smarphones, esses telefones multifuncionais cada vez mais utilizados, de baixar as suas visitas guiadas em áudio em suas casas, antes de visitarem o museu. Pode-se constatar que os jovens freqüentam pouco os museus por não encontrarem as tecnologias que sirvam de vetor para se informarem e se divertirem. Além disso, vários entre eles são usuários de smarphones. Eles são igualmente os destinatários das visitas áudio-guiadas que são oferecidas pelos oito museus de Franche-Comté.

Selecionado entre trezentos projetos submetidos ao Ministério da Cultura, o projeto é dirigido pela seleção federada da associação dos conservadores de coleções públicas da França. Ele reúne o museu do tempo de Besançon, o museu de Belas-Artes de Gray, o museu aberto de casas de Franche-Comté de Nancray, o museu do sal de Salins-les-Bains, o museu de Belas-Artes de Dole, o museu de Vesoul, o museu dos óculos de Morez. O projeto é financiado pelo estado, os proprietários de coleções, a Região de Franche-Comté e pelos fundos próprios das associações
Para ter as visitas áudio guiadas, basta baixar no seu Smartphone à partir do site http://m.musees-franchecomte.com. Segundo o museu, você poderá encontrar visitas temáticas que permitirão aprofundar certos aspectos precisos do museu, a história duma restauração ou a vida de personagens históricos ligados às coleções dos museus. Certas visitas são mais destinadas aos adolescentes e aos deficientes visuais ; você poderá também escutar o ruído das oficinas, os sons das máquinas e dos instrumentos de música expostos.
As visitas são dinâmicas, lúdicas e é interessante ver que no âmago das famílias são os adolescentes que incentivam os pais.